Medo e Ganância enquanto Balizadores do Mercado

  Dois sentimentos são preponderantes no mercado: Medo e Ganância. Ambos delimitam as possibilidades de queda ou de aumento dos preços. Primeiramente, você poderá fazer uma verificação de sua própria maneira de se conduzir, perante tais sentimentos durante as ocorrências de mercado. Porém, aqui nos interessa aprender a captar o sentimento geral das pessoas, em determinado momento. Com isso, poderemos visualizar melhor as possibilidades de alta ou queda dos preços.


  O primeiro aspecto a observar é que a GANÂNCIA é o sentimento DOMINANTE, pois o MEDO é apenas TEMPORÁRIO. Analise a si mesmo(a). Se o seu sentimento dominante for o medo, você não irá atuar no mercado, enquanto não superar essa condição e se sentir segura(o) para tanto.
  Enquanto o medo paralisa, a ganância é o motor que fará você querer correr os riscos, visando os ganhos possíveis. Daí que só existe alta do mercado quando a ganância está dominando a mente das pessoas. Sem ela, não há negociação.
 
Se todos adentram ao mercado para ganhar, os preços devem subir para tanto. Logo, essa é a tendência PADRÃO. Ou seja, na ausência do MEDO, as pessoas irão investir cada vez mais e serão mais gananciosas o tanto quanto puderem.
 
  Por isso, o mercado tenderá à alta, na maior parte das situações. Pois a tomada de risco é ampliada quando não há o medo ou o tempo se passou e o fato foi esquecido ou atenuado. A ganância dominará e as pessoas se permitiram expor-se mais. 
  O medo se verifica por dados externos, notícias sociais prejudiciais (por exemplo, uma guerra), ações de Estado (por exemplo, aumento de juros), dados de inflação, queda do PIB, queda dos empregos, risco de recessão, estagnaflação, informes de autoridades públicas (presidente do FED). Tais dados, uma vez acentuados, provocam respostas imediatas do mercado, no sentido de não só paralisar os negócios, mas também de promover a venda dos ativos.
  Quanto mais impactante o dado, maior será o medo causado nas pessoas, a ponto de provocar nelas a saída do mercado (por ex, Bearmarket) ou, a realização de suas posições, provocando um clico retroalimentador de baixa.
  Porém, uma vez que tais dados externos percam sua força e não sejam mais percebidos, no decurso dos dias, o medo tende a suavizar-se e as pessoas retornaram às compras. 
  Desse modo, o medo é temporário e, para se manter, dependerá do contínua alimentação de dados. Veja o exemplo da queda de preço do BTC no começo da guerra da Rússia contra a Ucrânia. Ele caiu a 33K, mas depois de algumas semanas, chegou a 40K novamente. Todo o medo vivenciado foi sendo superado pelas pessoas, que voltaram a comprar, assim que os riscos daquele evento foram entendidos.
  Deve estar claro que, DEPOIS DO MEDO SEMPRE VIRÁ A GANÂNCIA. Ou seja, sempre que o mercado cair, por medo, na sequência (dias ou meses), haverá uma alta dos preços, desde que os dados externos não continuem a alimentar o receio dos investidores.
    Um objetivo sinal para você poder acompanhar o Medo e a Ganância está no índice DXY. Ele trata do Dólar Index. Quando o Dólar ganha força, isto significa que o medo está ampliado e os investidores estão buscando refúgio na liquidez do USD. Quando ele se enfraquece, isto significa que a insegurança foi reduzida e os investidores estão mais confiantes no mercado.
   Outro índice interessante é o VIX, índice de volatilidade do S&P 500. Nele, você pode observar como está a situação de oscilações no mercado. 
  Desse modo, há que se sempre estar atento a notícias e fazer-se a seguinte pergunta:

Os dados externos trazem temporariamente medo às pessoas?

Se não?

O que ainda impediria o preço de subir?     

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