Pensar Diferente, fora do Convencional

  Caso se busque um investimento dentro da média do mercado, a melhor opção são os fundos que investem em um pouco de tudo. Desse modo, acabam por trazer como resultado um valor médio. Mas caso se queira algo a mais, você somente contará com suas habilidades e boa sorte. Sorte não é uma variável controlável, porém, suas habilidades sim. Podem evoluir e melhorar com o tempo.

   

  Estude, leia o máximo que puder. Só assim você terá acesso a conhecimentos para melhorar sua performance nos investimentos e tentar obter retornos acima da média. Lembre-se, como se trata de um jogo de soma zero, todos disputam os mesmos recursos disponíveis no mercado. Logo, para estar acima da média de retornos, você deve pensar diferente do que o padrão.

    Por exemplo, num pensamento de primeiro nível (simples e de respostas fáceis), padrão entre os investidores, em situações de medo, o padrão é vender. Porém, para um investidor que pensa diferente, esse é o momento de avaliar a oportunidade de compra do ativo. Pensar em outros níveis, requer que você abandone a simplicidade e comece a verificar outras variáveis possíveis (probabilidades, valor, mercado).

    Se você não tiver condições de pensar melhor que o investidor médio, porque teria retornos acima da média? Fazer as mesmas coisas e pensar da mesma maneira que a maioria, irá produzir os resultados atingidos pela maioria.

    Sair disso requer que você também saia do convencional e comece a trilhar seu caminho de aprendizagem e aprofundamento. 

Fonte: MARKS, Howard. O mais importante para o investidor. SP: Edipro, 2022.

Quanto você precisa para fazer Milão (R$ 1.000) por ano com BBSE3

      Liberdade financeira é uma construção. Salvo se você ganhar na megasena, receber uma gorda herança ou comprar uma shitcoin que valoriz...