Shortar é entrar vendido nos mercados futuros. Para fazer isso, é importante saber gerenciar seu risco e somente aplicar quando estiver em uma situação, com as probabilidades maiores a seu favor. Isso evita ser liquidado ou perder, caso o mercado suba. Por isso, sempre uso "stop loss" quando for operar no mercado futuro. Outrossim, evite fazer operações contínuas nesse tipo de mercado, a menos que saiba o que está fazendo.
Uma outra regra importante é que você NUNCA DEVE SHORTAR um mercado sem graça, que é aquele parado, desinteressante (sem volatilidade) ou andando de lado por um bom tempo, tendo em vista o equilíbrio de forças entre vendedores e compradores. Geralmente, ele estará assim em fase de acumulação. Logo, há um razoável risco de que a força dos vendedores se encerre e, de repente, os preços subam e você fique preso na operação.
Shorts são operações que tem seu momento certo e oportunista para ocorrerem. Porém, devem ser realizadas calculadamente para se minimizar os ricos. Pense sempre nisso antes de atuar em mercados futuros.